27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

Uso do procedimento de Ross na correção da Insuficiência aórtica após correção total de DSAVT: Relato de Caso

Introdução e/ou Fundamentos

O procedimento de Ross, inicialmente descrito em adultos, tem sido amplamente utilizado na população infantil na última década, demostrando bons resultados hemodinâmicos ao longo prazo.

Nesse relato de caso, mostramos a evolução de uma criança inicialmente submetida a correção total de DSAVT, porém que apresentou insuficiência aórtica importante, por falha de coaptação do folheto coronariano direito.

Relato do Caso

Trata-se de uma paciente feminina de 9 meses, com antecedente de Síndrome de Down e DSAVT tipo A de Rastelli.

Foi submetida a correção total do DSAV com uso de pericárdio bovino associado a plastia das VAV esquerda e direita. Foi realizado TE após saída de CEC na sala cirúrgica, com função biventricular preservada, VAV direita com refluxo discreto a moderado. VAV esquerda com refluxo discreto.

No ECO TT de controle no 01 dia de pós-operatório, foi identificado refluxo discreto a moderado da valva aórtica.

No 6 dia pós-operatório, foi repetido o Eco TT com piora do refluxo aórtico, devido a retração da valva coronária direita, associado a piora clínica da paciente, com necessidade de intubação.

Paciente foi então submetida a duas abordagens cirúrgicas em menos de uma semana para plastia valvar aórtica na tentativa de corrigir a insuficiência. Como não houve melhora e pela impossibilidade de implante de prótese pelo tamanho da criança foi optado por realizar cirurgia de Ross. Como conduto entre VD e TP foi utilizado tubo valvulado de pericárdio bovino. O pós-operatorio transcorreu sem eventos importantes, e a paciente recebeu alta no 49 PO.

No eco de controle 30 dias após a alta hospitalar foi evidenciado função biventricular preservada, valva direita com refluxo moderado, valva esquerda com refluxo discreto. Neoaorta com refluxo central discreto, sem estenose e tubo VD TP sem disfunção.

Conclusões

O procedimento de Ross habitualmente indicado para casos de disfunção valvar aórtica em adolescentes e adultos jovens é uma opção nos pacientes que apresentam disfunção valvar aórtica e não são candidatos a implante de prótese valvar. No caso relatado em lactente de nove meses evoluiu com insuficiência aórtica importante após correção de defeito do septo atrioventricular e na impossibilidade de implante de uma prótese foi optado por realizar procedimento de Ross. Representando uma alternativa viável, diante a dificuldade de obter próteses de tamanho adequado assim como da necessidade de novos procedimentos. 

Área

Relato de caso

Instituições

INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - São Paulo - Brasil

Autores

JESUS ANTONIO GUTIERREZ SAURITH, ARTURO ADRIAN DIAZ JARA, DIEGO GAMARRA, GERMANO DE SOUSA LEAO, SIMONE FONTES PEDRA, JOSE CICERO STOCCO GUILHEN