27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

Tratamento anatômico da transposição corrigida das grandes artérias: série de casos

Introdução e/ou Fundamentos

O tratamento cirúrgico da Transposição corrigida das grandes artérias vem tendo uma mudança na visão cirúrgica, sendo antigamente optado por a correção convencional dos defeitos associadas a L-TGA, porém, em vista das complicações ao longo prazo decorrentes da falência ventricular sistêmica, vem se implementando mais a opção do tratamento anatômico da transposição em alguns casos, precedidos do preparo do ventrículo que será sistêmico.

Apresentamos 04 casos nos quais foi optado pelo tratamento anatômico

Relato do Caso

Foram analisados os 04 casos, sendo a metade do sexo feminino. A idade no momento da cirurgia variou de 1 ano a 7 anos. Associado a L-LTGA, 02 casos apresentavam atresia pulmonar, 01 caso estenose pulmonar valvar e subvalvar e o outro caso não tinha obstrução da artéria pulmonar.

- Nos 02 casos que apresentavam atresia pulmonar, foi realizado Senning + Rastelli

- No paciente que apresentava estenose pulmonar valvar e subvalvar, foi realizado Senning + Translocação pulmonar + Tunelizacao VE-Ao

- No paciente sem obstrução da AP, foi realizado Senning + Jatene 

Em dois pacientes foi realizada a bandagem previa a correção anatômica. Todos os casos apresentavam função biventricular preservada pré-cirurgia.

Enquanto a evolução na UTI, 01 paciente precisou de instalação de ECMO por disfunção biventricular, sendo desmamado no 08 dia pós-operatório. Apenas um paciente precisou de implante de MCP por BAVT. O tempo de permanência na UTI foi de 19 dias em média e de internação geral 26 dias.

Três pacientes foram de alta e um paciente se mantem internado atualmente por gastroparesia.

No ultimo Ecocardiograma de controle, a velocidade do tunel das cavas e das pulmonares encontra-se dentro da normalidade com funcao biventricular preservada. 

Conclusões

O tratamento anatômico da L-TGA, representa uma opção terapêutica para evitar a disfunção do ventrículo sistêmico ao longo prazo nos pacientes que cursam com outros defeitos cardíacos associados. Nós apresentamos 04 casos nos quais foi possível realizar uma correção anatômica, com resultados iniciais mantendo uma função biventricular preservada.

Área

Relato de caso

Instituições

INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - São Paulo - Brasil

Autores

JESUS ANTONIO GUTIERREZ SAURITH, ARTURO ADRIAN DIAZ JARA, DIEGO GAMARRA, GERMANO DE SOUSA LEAO, SIMONE FONTES PEDRA, JOSE CICERO STOCCO GUILHEN