27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

USO DO ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO BIDIMENSIONAL COM DOPPLER / SPECKLE TRACKING NA AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO VENTRICULAR ESQUERDA NA ANEMIA FALCIFORME

Introdução e/ou Fundamentos

A anemia falciforme (AF) é a doença hematológica hereditária de maior prevalência mundial. Nesta, a hemácia se torna rígida e em forma de foice, reduzindo sua flexibilidade e consequentemente, dificultando sua passagem pela microcirculação.

As evidências indicam para o processo isquêmico como fator patogênico da lesão miocárdica na AF, que ocorre de forma progressiva e difusa.

As alterações hemodinâmicas decorrentes da anemia crônica no aparelho cardiovascular, que limitam a avaliação da função cardíaca, são o aumento da pré-carga, a diminuição da pós-carga e o aumento do débito cardíaco em repouso. Consequentemente, existe dificuldade na detecção de anormalidade intrínseca do miocárdio.

O ecocardiograma transtorácico bidimensional com Doppler (ECO Doppler) / Speckle Tracking (2D STE) é um método avançado que pode demonstrar sinais precoces de acometimento cardíaco em jovens portadores desta doença.

Relato do Caso

B.J.R., masculino, 12 anos de idade,  SC de 1,1 m2, IMC de 17 (adequado pelo Escore Z), portador de Anemia Falciforme SS foi encaminhado do Serviço de Hematologia para o Seviço de Cardiologia Pediátrica especializado, para avaliação da função ventricular através da ecocardiografia.  Fazia uso de Ácido fólico, Hidroxiuréia, Exjade e Captopril regular. O exame  cardiovascular era normal. ECG: Ritmo sinusal, regular com discreto aumento do átrio esquerdo, ausência de sobrecargas ventriculares ou alterações da repolarização ventricular global.

Eco Doppler / 2D STE
Strain longitudinal global de VE (GLS-VE) de -16%,
FE pelo Simpson de 52%
VED > percentil 50
VAE indexado de 44 mL/m2
Relação E/e’ média de 13
PSAP de 36 mmHg
TAPSE de 24 mm
S’ do anel tricúspide de 12 cm/s

 

DISCUSSÃO

AF deve ser considerada como um grave problema de saúde pública mundial. Assim como neste caso, usualmente, as alterações cardíacas encontradas são o aumento do AE e do diâmetro diastólico do VE.

O ECO Doppler / 2D STE surgiu recentemente como uma técnica de avaliação mais precisa da função miocárdica. Esta é realizada pelo rastreamento da movimentação de speckles identificados na ecocardiografia bidimensional. Tal como a imagem de Doppler tecidual (TDI), permite o cálculo das velocidades miocárdicas e da deformação, através do Strain longitudinal global de VE.

Conclusões

Os autores salientam a relevância do ECO Doppler / 2D STE, como uma técnica atual, para estabelecer o diagnóstico precoce e determinar o prognóstico de pacientes falcêmicos sob risco cardiovascular.

Área

Relato de caso

Instituições

Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Fernanda Correia Lemos, Eliane Lucas, Rafael Pimentel Correia, Diogo Pinotti, Mauricio Amir Azevedo, Carlos Cesar Assef, Nathalie Bravo Valenzuela