27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

Rápida resolução de aneurisma de coronária em criança de 2 anos com síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica

Introdução e/ou Fundamentos

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) é uma condição grave que acometeu, em 2020, aproximadamente 5% das crianças no mundo. É caracterizada por ocorrer em menores de 21 anos previamente infectadas pelo SARS-CoV-2 e evoluindo com febre, evidência laboratorial de inflamação, necessidade de hospitalização e acometimento de pelo menos dois sistemas. Há elevada associação com eventos cardiovasculares, com cerca de 20% das crianças desenvolvendo dilatações e aneurismas de artérias coronárias, que em sua maioria estão presentes já no início do quadro e apresentam resolução completa em 10 dias, quando tratados com imunoglobulina endovenosa e corticoesteróides.

 

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 2 anos, apresentou RT-PCR para Sars-CoV-2 positivo, desenvolvendo doença oligossintomática. Após 3 semanas, e com RT-PCR mantido positivo, iniciou quadro febril. Durante a investigação clínica, realizou ecocardiograma, sendo identificado aneurisma moderado no tronco da coronária esquerda (Z-escore: + 5,68) e derrame pericárdico laminar, além de D-dímero e provas inflamatórias elevados, o que corroborou para o diagnóstico de SIM-P. Foram introduzidos imunoglobulina humana, corticoterapia e ácido acetilsalicilíco. Recebeu alta no terceiro dia de internação, já afebril, com redução de aneurisma para dilatação coronariana e em uso de corticoterapia oral e antiagregante plaquetário. Após uma semana da alta e sem apresentar complicações, realizou novo ecocardiograma ambulatorial, que já detectou normalidade das artérias coronárias. 

 

 

Conclusões

O diagnóstico precoce de SIM-P em quadros febris e a terapêutica adequada possibilitam que grande parte das crianças, mesmo as  com acometimento cardiovascular, apresentem ótimo prognóstico na evolução da doença, com redução dos casos com sequelas e óbito.

Área

Relato de caso

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

Vivian Larissa Tenório Leite, Gabriela Nunes Leal, Carol Letícia Braga Quiroz, Luiza Maia Pires, Rafael Antunes Moraes, Emanoelle Soares Camoseli, Nathália Macedo Mesquita Dragone, Larissa Furbino De Pinho Valentim, Vanessa Alves Guimarães, Adriana Salim Maluf