27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DO ESCORE Z PARA O ÍNDICE DE PULSATILIDADE DO FLUXO DUCTAL EM FETOS NORMAIS POR MEIO DO ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL COM DOPPLER

Introdução e/ou Fundamentos

A constrição do ducto arterioso fetal pode levar à hipertensão pulmonar neonatal. Sua etiologia é relacionada à ingestão materna de substâncias com ação anti-inflamatória. Seu diagnóstico é através da ecocardiografia fetal e a correção das causas é fundamental para uma gestação fisiológica. Na literatura, observou-se a descrição dos valores normais das medidas ecocardiográficas por meio de equações de escore Z. Na cardiologia fetal, a biometria cardíaca e as equações de escore Z ainda estão sendo estabelecidas. O objetivo foi determinar os valores de referência e desenvolver as equações de escore Z para o índice de pulsatilidade do fluxo ductal nos corações de fetos normais entre 24 e 34 semanas.

 

 

Métodos

Realizou-se um estudo unicêntrico, prospectivo, transversal. O ecocardiograma fetal completo com Doppler, o mapeamento de fluxo em cores e a análise sequencial segmentar foram realizados nos pacientes. Foram estudadas as imagens padronizadas, incluindo os arcos aórtico e ductal. O estudo inicial do ducto arterioso foi realizado após uma imagem adequada no plano sagital. Para a avaliação com o Doppler pulsado, o feixe de ultrassom foi alinhado paralelamente com a orientação do fluxo ao Doppler colorido, em um ângulo menor do que 30°, não sendo usada a correção de ângulo. A amostra de volume foi posicionada na desembocadura do canal arterial com a aorta descendente. Avaliaram-se as velocidades ductais sistólicas e diastólicas e o índice de pulsatilidade. Incluíram-se 600 gestantes com fetos únicos e normais.

Resultados e Conclusões

Determinaram-se os valores de referência e os percentis das medidas para cada idade gestacional. As variáveis que não apresentaram uma distribuição normal foram submetidas às funções de transformação, sendo possível desenvolver a equação de escore Z. O presente estudo permitiu a demonstração dos valores de referência, dos percentis e o desenvolvimento de equações de escore Z para o índice de pulsatilidade do fluxo ductal nos fetos normais entre o período de 24 e 34 semanas.

Palavras Chave

coração fetal ; ecocardiografia bidimensional ; valores de referência

Área

Cardiologia fetal e neonatal

Instituições

Universidade Federal do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

Luciane Alves da Rocha Amorim, Luana Izabela Azevedo de Carvalho, Luisa Tiemi Souza Tuda, Arthur Ferreira Silva, Alberto Borges Peixoto, Nathalie Jeanne Maglioli Bravo Valenzuela, Luiz Henrique Soares Nicoloso, Paulo Zielinsky, Edward de Araujo Junior