27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

Alterações Morfológicas dos Vasos Linfáticos em Pacientes com Circulação de Fontan: Estudo Piloto.

Introdução e/ou Fundamentos

A operação de Fontan é o procedimento de escolha para pacientes nascidos com defeitos cardíacos congênitos complexos com um único ventrículo anatômico ou funcional. Infelizmente existem inúmeras complicações de curto e longo prazo associadas à circulação de Fontan, dentre elas a insuficiência linfática e maior predisposição para desenvolver o edema intersticial. Infelizmente existem inúmeras complicações de curto e longo prazo associadas à circulação de Fontan, sendo que uma das mais importantes é a enteropatia perdedora de proteínas (EPP). A EPP está entre as complicações mais temidas em pacientes submetidos a cirurgia de Fontan. A falha linfática é mais provável de acontecer a longo prazo, porém pode também ocorrer mais precocemente, sendo considerada uma fase subclínica. Compreender melhor o funcionamento do sistema linfático, buscando identificar meios para melhorar a insuficiência linfática pode ser a melhor esperança para evitar o tratamento das desastrosas complicações destes pacientes. Analisar as alterações morfológicas dos vasos linfáticos periféricos de membros inferiores de pacientes com circulação de Fontan comparados a indivíduos saudáveis. 

Métodos

Estudo transversal, tipo caso controle. Avaliados 12 pacientes submetidos à cirurgia cavopulmonar total, tipo Fontan, com idade acima de 18 anos de idade e 06 controles saudáveis pareados em sexo e idade. Os sujeitos foram submetidos a biopsia de pele pelo método punch (06mm), o qual permitirá análise histopatológica através de microscopia óptica dos vasos linfáticos. 

Resultados e Conclusões

Amostra demonstra que os pacientes de Fontan apresentam IMC mais elevado que os casos controles como demonstramos no (Gráfico 01). Assim chama atenção para o percentual de gordura da área total da amostra coletada sendo 43% de gordura nos pacientes e 25% nos casos controles (Gráfico 02). Quanto ao tamanho dos vasos não encontramos diferença significativa, mas quando avaliamos os pacientes em relação ao edema houve diferença na medida da área (Gráfico 03). 

 

Gráfico 02

Gráfico 03

Já se sabe  que os pacientes de Fontan sofrem com uma diminuição da capacidade funcional e consequentemente uma musculatura mais fragilizada e por estes motivos podem ocorrer o aumento no IMC e um percentual de gordura maior nos pacientes de Fontan quanto relacionado a área total das amostras dos vasos linfáticos coletados e esse pode ser um fator que prejudique o sistema linfático dos pacientes de Fontan e aumente as complicações da EPP. 

Palavras Chave

Área

Cardiopatia congênita do adulto

Instituições

Incor- Instituto do Coração do Hospital das Clinicas HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Luciana Patrick Amato, Aida Luiza Ribeiro Turquetto, Vera Demarchi Aiello, Maria Angelica Binotto, Maria Clara Amato, Vibeke Hjortdal, Marcelo Biscegli Jatene