27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

Impacto da Reunião de Performance nos casos de Tetralogia de Fallot operados.

Introdução e/ou Fundamentos

A Tetralogia de Fallot (TOF) representa entre 7 e 10% do total de casos de cardiopatias congênitas e é estimada como a cardiopatia cianótica mais comum, exigindo intervenção médica ou cirúrgica no primeiro ano de vida.  Além disso, melhorias nos cuidados médicos iniciais, reparo cirúrgico e cuidados de longo prazo estão associados a uma excelente sobrevida a longo prazo até a idade adulta. Consequentemente, questões de morbidade estão sob os holofotes. A reunião de performance ( PR) visa aprimorar o cuidado e o resultado com a qualidade e segurança do paciente, discussões são sobre a melhoria do cuidado aos pacientes e por isso tornou-se uma ferramenta importante para as equipes multidiciplinares.Sendo assim nosso objetivo é  mostrar o impacto da reunião de performance como ferramenta para auxiliar na melhoria e cuidado com o paciente nos casos de Tetralogia de Fallot operados.
 

Métodos

Estudo retrospctivo, onde foram avaliados os pacientes de TOF que foram operados no periodo de 2019 a 2021, sendo estes divididos em dois momentos, antes da PR (APR) e depois da PR (DPR).Dados retirados dos casos apresentados na RF e estas  informações foram obtidas por meio de prontuario eletronico dos pacientes de um serviço unico.
 

Resultados e Conclusões

Amostra composta por 255 pacientes sendo 87 pacientes operados apos o incio da RP, que nos mostrou impacto na redução nos dias de internação pre operatorio APR 5d e DPR 2d; no tempo de CEC APR 132min e DPR 142min; uso de drogas vasoativas na saída da cirurgia APR 14 e DPR 10; o uso de drogas vasoativas em 24horas APR 16 e DPR 11 conforme demonstrado na tabela 1; e o uso de antibioticos 64% APR e 42.5% DPR; além das drogas vasoativas nas primieras 24h. conforme demonstrado na tabela 2.Nas tabelas encontramos mais dados retirados dos casos de Tetralogia de Fallot operados onde é possivel ver a importancia da RF como ferramenta fundamental na melhoria do cuidado ao paciente.

Tabela 01

Tabela 02

Quando visamos a melhoria ao cuidado do paciente utilizamos da reunião de performance como uma ferramenta para auxiliar a equipe clinico e cirurgica em quais ascpectos precisam ser revistos e assim proporcionar uma melhoria no cuidado ao paciente e otimizar os processos internos das equipes multidiciplinares. 

Palavras Chave

performance / cardiopatia congênita / tetralogia de fallot / qualidade / segurança

Área

Cirurgia cardíaca

Instituições

Incor - Instituto do Coração do Hospital das Clinicas HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Luciana Patrick Amato, Aida Luiza Ribeiro Turquetto, Leonardo Augusto Miana, Maria Raquel Massoti, Carla Tanamati, Juliano Gomes Penha , Luiz Fernando Caneo, Paula Gaiolla, Marcelo Biscegli Jatene