27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

Implante percutâneo valvar em biopróteses cirúrgicas na posição tricúspide em pacientes com cardiopatias congênitas

Introdução e/ou Fundamentos

Algumas cardiopatias congênitas cursam com anormalidades na valva tricúspide que requerem plastia ou troca valvar. A durabilidade das biopróteses na posição tricúspide é baixa com necessidade de reintervenção de cerca 50% em 5 anos. O implante percutâneo valvar dentro destas próteses (“valve-in-valve”) tem sido descrito com resultados animadores. O objetivo é relatar a experiência inicial com este procedimento.

Métodos

Estudo prospectivo observacional de pacientes previamente operados de cardiopatias congênitas com bipróteses com disfunção (estenose e/ou insuficiência) em posição tricúspide submetidos a revalvularização percutânea. Foram utilizadas as próteses Melody, Sapien XT e S3 e MyVal por via femoral ou jugular. A escolha do diâmetro foi 1-3 mm maior que o anel interno protético. O seguimento foi clínico e ecocardiográfico.

Resultados e Conclusões

Sete pacientes (11 a 35 anos; 32-80 kgs) previamente operados (4 Ebstein, 2 Fallot e 1 EPV crítica) com bioprótese tricúspide foram submetidos ao procedimento com sucesso e implante na posição desejada. A valva Melody implantada a 24 mm apresentou insuficiência moderada. Nas 3 biopróteses S3 e MyVal implantadas a 26-30 mm o funcionamento valvar foi adequado com abolição do gradiente e da insuficiência. Uma paciente apresentou bloqueio AV total revertido com corticóide 2 semanas após. Um paciente (da Melody) com anemia falciforme faleceu de sepsis 1 ano depois.  Em um seguimento variando de 1 mês a 3 anos a função valvar permaneceu preservada na ecocadiografia nos 6 pacientes com melhora significativa da classe funcional. Conclusões: Nesta experiência inicial, a revalvularização percutânea da bioprótese tricúspide foi factível, segura e eficaz no curto prazo. Próteses disponíveis em diâmetros maiores (S3 e MyVal) parecem ser mais adequadas.

Área

Hemodinâmica e cardiologia intervencionista

Instituições

Hospital do Coração - São Paulo - Brasil, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo - Brasil

Autores

Carlos A C Pedra, Dimytri A Siqueira, Marcelo S Ribeiro, Rodrigo N Costa, Daniela Lago Kreuzig, Simone F F R Pedra