27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

Prevalência, morfologia e repercussão de colaterais sistêmico pulmonares em pacientes com tetralogia de Fallot operados em serviço terciário no estado do Rio Grande do Norte.

Introdução e/ou Fundamentos

A Tetralogia de Fallot é a cardiopatia congênita cianótica mais prevalente no mundo, acometendo cerca de 7 a 10% dos pacientes com anormalidades cardíacas congênitas. Caracterizada por um conjunto de alterações que interferem no fluxo de sangue para a circulação pulmonar e, portanto, na oxigenação sanguínea, a formação e as características das colaterais sistêmico pulmonares (CSP) exercem grande influência na conduta cirúrgica e nos desfechos pós-operatórios, como morbidade, mortalidade, havendo, por vezes, necessidade de oclusão percutânea. Essa influência justifica e ressalta a importância de avaliação das CSP nos pacientes que serão submetidos a alguma correção cirúrgica, seja definitiva ou paliativa. 

Relato do Caso

Foram revisados os prontuários e exames de imagens de 12 pacientes com diagnóstico de Tetralogia de Fallot, operados em serviço de referência no período de janeiro de 2020 a julho de 2021, que realizaram angiotomografia pré operatória por indicação médica. CSP foram avaliadas quanto a sua origem e classificadas em importantes ou não importantes de acordo com tamanho e distribuição. Dos 12 pacientes analisados, foram encontradas colaterais sistêmico pulmonares em 10 pacientes, sendo considerados importantes em quantidade ou tamanho em 5 casos. Na maior parte dos casos (9), vasos se origivam de aorta descendente, mas em alguns casos, também de artéria subclávia e mamárias. Houve 1 óbito, em paciente do grupo sem CSP importante. Foi fechado CSP durante o procedimento operatório em um paciente e optado por fechamento percutâneo em 2 casos, ambos após a cirurgia. A presença de CSP importantes não esteve relacionada a aumento no tempo de CEC ou presença de arritmias. Pacientes com CSP importantes tiveram mais tempo de intubação em dias (5 x 1,7) e mais tempo de uso de vasopressores em dias (4 x 2,2).

Conclusões

CSP estiveram mais relacionados a maior morbidade na amostra estudada. O fechamento percutâneo pré-operatório deve ser considerado em casos com importante rede de colaterais.

Área

Relato de caso

Instituições

Incor Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

WAGNER PIGNATARO LIMA FILHO, INGRID CARDOSO ULIANA, Melina Sarmento da Silveira Formiga Barros, REBECA ARAUJO CARTAXO GOMES, MAYRA MOREIRA, JOSÉ MADSON VIDAL DA COSTA, MARCELO MATOS CASCUDO, RUI ALBERTO DE FARIA FILHO, CRISTIANE LIMA DE ALMEIDA, Raimundo Francisco de Amorim Júnior