Dados do Trabalho
Título
TECNOLOGIA LEVE DURA PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO EM CRIANÇAS: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO
Introdução e/ou Fundamentos
Introdução: As Infeções de sítio cirúrgico (ISC) são aquelas que acometem tecidos e órgãos incisados e cavidades manipuladas durante um procedimento cirúrgico, podendo ser agravada ainda mais na população pediátrica. Para garantir a melhoria contínua da qualidade do cuidado e a segurança do paciente, o enfermeiro deve analisar os resultados da assistência prestada para (re)definir estratégias de cuidado. A instituição de bundles, ou pacotes de cuidados, tem sido adotada com sucesso para prevenção de IRAS. Objetivo: Construir e avaliar o conteúdo por juízes de um bundle de prevenção a Infecções de sítio cirúrgico a criança submetida à cirurgia cardíaca.
Métodos
Método: Trata-se de um estudo metodológico, norteado pela ferramenta SPIRIT desenvolvido em duas etapas (construção de um bundle e avaliação de conteúdo do instrumento). A primeira etapa do estudo constitui de uma revisão integrativa de literatura em quatro bases de dados (Scielo, CINAHL, PUBMED e Web of Science), utilizando os descritores “Ferida cirúrgica”, “Cirurgia Torácica” e “Pediatria” conectadas pelo operador booleano “AND” e seus equivalentes em inglês, português e espanhol. A segunda etapa contou com a análise por juízes. Eles julgaram os componentes identificados e desenvolvidos na etapa anterior com base nos critérios de relevância, exequibilidade, objetividade, simplicidade, clareza, pertinência e precisão. A análise dos componentes do bundle foi baseado em proporção a cada item. O documento foi avaliado por um grupo de 24 juízes, obtendo um índice superior a 0,8 para todos os itens. O estudo aprovado sob o parecer de número 2.803.710.
Resultados e Conclusões
Resultados: Foram encontrados 24 estudos que evidenciaram 17 intervenções para prevenção de infecção de sítio cirúrgico na população pediátrica. Do total de 17 intervenções identificadas. Neste corpus foram identificadas dez intervenções que não condiziam com as boas práticas, sendo excluídas pelo grupo de juízes. Ao final, elencaram-se sete intervenções para compor o bundle de prevenção de infecção de sítio cirúrgico e, em seguida, houve a produção de um hipertexto com o conteúdo organizado em uma sequência temporal dos três períodos operatórios a serem executados. Conclusão: O bundle propõe cuidados capazes de prevenir infecções de sítio cirúrgico em crianças submetidas à cirurgia cardíaca, contemplando as ações implementadas em todo o período perioperatório.
Palavras Chave
Enfermagem Perioperatória Infecção de Ferida cirúrgica Cirurgia Torácica Pediatria
Área
Enfermagem
Instituições
Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes - Ceará - Brasil
Autores
Karleandro Pereira do Nascimento, Nayana Maria Gomes de Souza, Giselle Viana de Andrade, Silvania Braga Ribeiro, Juliana de Souza Nunes, Ismenia Osório Leite, Ana Caroline Felisola Rocha, Viviane Martins de Silva, Kiarelle Lourenço Penaforte