27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO DE CARDIOPATIA CONGÊNITA NO FETO: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Introdução e/ou Fundamentos

Estima-se que 1 em cada 100 bebês nascidos vivos tenha algum tipo de cardiopatia congênita. No Brasil, em torno de 28,9 mil crianças nascem por ano com cardiopatia congênita (1% do total). Dessas, 80% necessitarão de intervenção cirúrgica. O diagnóstico precoce, o aconselhamento familiar adequado e o planejamento do parto são fatores que favorecem um melhor resultado terapêutico. Como os dados relativos à prática do aconselhamento desses familiares desde o diagnóstico até o nascimento encontram-se esparsos na literatura, o objetivo foi avaliar e entender a extensão do conhecimento científico sobre o aconselhamento familiar no momento do diagnóstico intraútero, assim como identificar lacunas neste campo.

Métodos

Esta é uma revisão de escopo que incluiu estudos primários, quantitativos e qualitativos, e incluindo características dos participantes, amostra, resultados do estudo e os detalhes do aconselhamento como identificação do profissional que realizou o aconselhamento aos familiares e o tipo de aconselhamento familiar realizado. A pesquisa foi conduzida de acordo com as diretrizes encontradas no manual de revisores do Joanna Briggs Institute de Estudos Observacionais em Epidemiologia. A estratégia de busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, Embase e Cochrane. O projeto foi cadastrado na base de registros OSF (10.17605/OSF.IO/7WK45). O processo de identificação dos estudos foi realizado por dois revisores, independentes, e segmentado em fases: identificação, triagem e inclusão. A análise da qualidade metodológica e o risco de viés foram realizados com a ferramenta de avaliação crítica do JBI. A triagem foi independente de todos os artigos, inicialmente apenas com base no título e no resumo e, posteriormente, com base no texto completo utilizando o sistema Rayyan para a coleta.

Resultados e Conclusões

Do total de 4100 estudos analisados, 11 foram incluídos para a análise. Os estudos sobre o aconselhamento em familiares com diagnóstico de cardiopatia congênita fetal são escassos.

Palavras Chave

Aconselhamento, cardiopatia congênita, coração do feto.

Área

Cardiologia fetal e neonatal

Instituições

Universidade Federal do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

Marcela Bezerra Dias, Luisa Tiemi Souza Tuda, Luana Izabela Azevedo Carvalho, Ana Luiza Menezes Teles Novelleto, Lucianne Alves da Rocha Amorim