Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: CONSTRIÇÃO DUCTAL ASSOCIADA AO CONSUMO MATERNO DE CHÁ PRETO
Introdução e/ou Fundamentos
A constrição ductal é classicamente associada ao uso materno de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) e, mais recentemente, à ingestão de alimentos ricos em polifenois. Descrevemos o caso de um feto com diagnóstico de constrição ductal associada ao consumo materno de chá preto, com reversão após restrição dietética.
Relato do Caso
Y.F.Q.M, 43 anos, G7P3A3, realizou ecocardiograma fetal com IG 33s, que evidenciou constrição ductal moderada: canal arterial com pequeno estreitamento, com fluxo turbulento, com velocidade sistólica de 1,9 m/s, diastólica de 0,63 m/s e índice de pulsatilidade de 1,9; relação VD/VE 1,8; relação AP/Ao 1,4. Realizada orientação de dieta restrita em alimentos ricos em polifenois e não utilizar anti-inflamatórios. Retornou com IG 35s, quando a avaliação foi semelhante: velocidade sistólica de 2,0 m/s, diastólica de 0,60 m/s e índice de pulsatilidade de 1,8; relação VD/VE 2; relação AP/Ao 1,2. Foi feito inquérito alimentar extenso e identificado que a paciente era também grande consumidora de chá preto (concentração de polifenois acima de 30 mg/100 mL), sendo indicada sua suspensão. Na reavaliação, após 1 semana, houve reversão dos sinais de constrição ductal: velocidade sistólica de 1,9 m/s, diastólica de 0,40 m/s e índice de pulsatilidade de 2,37; relação VD/VE 1,32; relação AP/Ao = 1,2.
Conclusões
A constrição prematura do ducto arterioso durante o período fetal pode resultar em disfunção do ventrículo direito com regurgitação tricúspide, insuficiência cardíaca, hidropisia, e aumenta o risco de hipertensão pulmonar persistente neonatal. Como o efeito vasoconstritor no ducto arterioso é dose-dependente, é comum o desaparecimento das alterações hemodinâmicas e o não desenvolvimento de disfunção cardíaca fetal/neonatal após a suspensão dessas substâncias. No caso apresentado, apesar da orientação inicial de restrição de alimentos ricos em polifenois, a reversão completa da constrição ductal apenas foi obtida após ser associada a suspensão do consumo de chá preto.
Área
Relato de caso
Autores
Carlye Nicheli Cechinato, Larissa Cerqueira Lisboa, Izabele Vian da Silveira, Vitória Comunello Aragon, Luiz Henrique Soares Nicoloso, Paulo Zielinsky